Fórum América do Sul-África busca fortalecer Cooperação Sul-Sul
20 de febrero de 2013

Um comunicado do Ministério de Assuntos Estrangeiros de Benin indicou que os participantes nesta cimeira aprovarão documentos fundamentais para a consagração do ASA.

Publicado por Vermelho.com.br, Brasil

Malabo, 20 de fevereiro- A 3ª Cimeira do Fórum de Cooperação América do Sul - África (ASA) começa nesta quarta-feira (20), em Malabo, Guiné Equatorial, com o objetivo de aprofundar e fortalecer os laços da chamada Cooperação Sul-Sul.

O encontro acontecerá no Palácio de Conferências de Sipopo e se estenderá até sábado (23), segundo o Departamento de Informação e Imprensa do país africano.

Para esta quarta-feira está previsto o início da reunião de especialistas e ministros, além de uma mesa-redonda que abordará temas vinculados a infraestruturas, energia e transporte.

De acordo com o programa oficial, na quinta-feira terá início a sessão plenária a nível de Chefes de Estado e de Governo, que terão um encontro privado para analisar as estratégias e mecanismos para fortalecer a cooperação Sul-Sul.

Em paralelo, serão desenvolvidas atividades culturais como exposições, projeção de filmes e atuações musicais com representantes de ambas os continentes, informou o ministro de Assuntos Exteriores e Cooperação da Guiné Equatorial, Agapito Mba Mokuy.

Junto a estas atividades haverá também encontros de negócios a nível empresarial, segundo a fonte.

Um comunicado do Ministério de Assuntos Estrangeiros de Benin indicou que os participantes nesta cimeira aprovarão documentos fundamentais para a consagração do ASA.

Da América do Sul, até agora, confirmaram presença à reunião a presidenta brasileira, Dilma Rousseff e o presidente boliviano Evo Morales, enquanto da África, confirmou o mandatário do Benin, Boni Yayi, de acordo com fontes oficiais.

O ASA surgiu por iniciativa da Nigéria e do Brasil, e é um fórum de cooperação política entre as nações de ambos os continentes, do qual participam 54 países da África e 12 da América do Sul, membros da União Africana e da União de Nações Sul-americanas (UNASUL).